Adequação das empresas à LGPD ainda é lenta! 
Postado em 21 de janeiro de 2022
Compartilhar
A- A A+

👉 Apesar de estar em vigor há mais de um ano, um número significativo de empresas brasileiras não iniciaram a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).


A adequação à LGDP é composta por diferentes ações, tais como, identificação do Encarregado pelo Tratamento de Dados (DPO - Data Protection Officer); o mapeamento do fluxo de dados existentes nas empresas (sejam eles físicos ou digitais); o levantamento ou inventários de dados; a análise, recomendação e implementação de ferramentas e medidas de segurança para proteção de dados; a adequação de processos de tratamento de dados; a conscientização de colaboradores e empresas terceirizadas que operam dados; entre diversas outras ações.

É importante enfatizar que dependendo do volume e tipo de dados, além da quantidade de operações realizadas com os mesmo, uma adequação fim a fim, ou seja, completa, pode demorar meses.

Por esse motivo, e por ser uma legislação em vigor, com multas e penalizações severas, toda empresa deve priorizar a sua adequação.

✅ Bassanello Advogados - Uma forma inovadora e inteligente de direito que desmistifica e soluciona problemas.

 

Fonte:
Fotos
Comentários