Adequação tributária da sua empresa está em dia?
Postado em 21 de janeiro de 2022
Compartilhar
A- A A+

Há um grave problema de adequação à legislação tributária no Brasil. Para se ter uma ideia dessa gravidade, o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) estima que 65% das empresas no país não estejam em dia com seus tributos.

👉 As formas dessa inadequação variam. Mas, todas trazem sérias implicações aos empresários. A inadimplência, por exemplo, por atraso nos recolhimentos ou por erros contábeis, acarreta em multas e taxas de juros pesadas para o negócio.

👉 Já, a sonegação de impostos, além da multa prevista em lei, é punível com detenção de seis meses a dois anos.

A questão é que muitos empreendedores sequer sabem que estão incorrendo em crime tributário, por não terem o conhecimento necessário sobre as normas e como aplicá-las na empresa.

A pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros, realizada pela Endeavor, aponta o quesito “jurídico e regulação: contratos e processos e complexidade de impostos” como a terceira maior "dor de cabeça" dos empresários no País, ficando atrás, apenas, da gestão de pessoal e da gestão financeira. Isso, porque, além da alta carga tributária pesar no bolso, a própria legislação é difícil de ser compreendida e acompanhada.

Por isso, é preciso deixar o planejamento tributário e o recolhimento de impostos a cargo de profissionais especializados. Somente profissionais especializados poderão adequar sua empresa à legislação com todos os pré-requisitos que ela obriga, inclusive, com a possibilidade de simplificar todo esse processo.

Fonte:
Fotos
Comentários