Um dos principais pontos a serem observados na abertura de uma filial é o que se relaciona aos tributos e aspectos fiscais que devem ser satisfeitos pelo empreendedor.
O Fisco dá às pessoas jurídicas um tratamento diferenciado em relação ao pagamento de impostos, taxas e contribuições. Portanto, é importante ficar muito atento para que a não quitação de algum tributo prejudique a saúde financeira ou comprometa o funcionamento da filial.
Os gestores da empresa devem buscar conhecer a legislação aplicada, para se protegerem e evitarem que incorram em qualquer irregularidade.
Por exemplo, é necessário comparecer à junta comercial para realizar diligências, como a alteração ou transferência do nome empresarial. Além disso, é preciso alterar o contrato social da empresa, para que a nova situação seja registrada e não exista irregularidade.
✔ Contar com uma assessoria especializada, nesse ponto, será essencial para que tudo corra bem e que as exigências legais sejam observadas. A empresa parceira verificará dentro da viabilidade de expansão, inclusive, o que se relaciona aos pagamentos de tributos e alertará o empresário de qualquer mudança na legislação.